lundi 24 septembre 2012

Lucro da Sonae cai 22% para 36 milhões


O resultado líquido total da Sonae caiu para 36 milhões de euros no primeiro semestre, uma redução de 22 por cento face aos primeiros seis meses de 2011, anunciou hoje o grupo.
O volume de negócios da Sonae sofreu uma quebra de dois por cento durante os primeiros seis meses deste ano, para 2.531 milhões de euros, uma "evolução" tendo em conta a contracção de cinco por cento do consumo privado, indica a empresa no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o que levou a "novos ganhos de quota de mercado, que foram evidentes no negócio de base alimentar e não-alimentar".
"O resultado líquido registou os impactos do aumento do custo da dívida e dos resultados indirectos negativos associados às avaliações de centros comerciais na Península Ibérica. Estes factores estão, naturalmente, dependentes da evolução da situação económica e de crise de dívida soberana em Portugal e Espanha", afirmou, no mesmo comunicado, o presidente executivo da Sonae, Paulo Azevedo.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da Sonae foi de 266 milhões de euros, uma variação de um por cento face aos primeiros seis meses de 2011, com uma margem de EBITDA de 10,5 por cento.
No campo do retalho alimentar, a Sonae MC, detentora do Continente, atingiu os 1.535 milhões de euros em vendas no primeiro semestre, "quase em linha com o ano anterior" quando registou 1.558 milhões em idêntico período.
Por seu lado, a Sonae SR, no domínio do retalho especializado, atingiu vendas de 544 milhões de euros, menos um por cento do que em igual período de 2011.
Paulo Azevedo realçou "a capacidade do negócio de retalho alimentar em reforçar a sua posição de liderança no mercado durante o primeiro semestre", enquanto em termos da electrónica de consumo esta "continuou a adaptar-se de uma forma notável às substanciais quedas de mercado".
O investimento total do grupo foi de 111 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, tendo havido uma redução do endividamento total líquido em 54 milhões.

Source: CMJornal http://goo.gl/c7DEQ

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire